Marrocos chama empresas portuguesas para plano a 15 anos
O mercado marroquino tem uma ambição estratégica nas obras que serão desenvolvidas nos próximos 15 anos, de modo a tornar-se uma economia cada vez mais importante e um ponto internacional fundamental, além do papel que poderia ter no Norte de África. A proposta foi apresentada esta segunda-feira por ocasião do terceiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes,… Continue reading Marrocos chama empresas portuguesas para plano a 15 anos
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O mercado marroquino tem uma ambição estratégica nas obras que serão desenvolvidas nos próximos 15 anos, de modo a tornar-se uma economia cada vez mais importante e um ponto internacional fundamental, além do papel que poderia ter no Norte de África.
A proposta foi apresentada esta segunda-feira por ocasião do terceiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes, iniciativa promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, pelo director geral do Conselho de Engenharia e Desenvolvimento de Marrocos, que garante que a ambição manifestada pelas autoridades do país assenta em princípios sustentados e duradouros e respeita as mais rígidas normas internacionais.
Moncef Zuani sublinha a importância que poderá ter a associação de empresas portuguesas neste conjunto de projectos cujo calendário se estende por mais 15 anos, sobretudo pela experiência e know-show no desenvolvimento de infra-estruturas pelo Mundo e o conhecimento em modelos de PPP, modelo em que assentarão muitas das obras a implementar.
No caderno de encargos das autoridades marroquinas consta a melhoria da rede de auto-estradas e o seu alargamento dos actuais 1800 quilómetros para 2500, reforçando e incrementando a qualidade das ligações entre as principais cidades do País. Ziani adianta ainda as intenções das autoridades marroquinas na construção de mais cinco grandes portos que complementem, a uma escala internacional, os 38 portos existentes nos 3500 quilómetros de costa. Trata-se de portos que servirão materiais muito específicos e que serão construídos em Kenitra, Nador, Jorf Lasfar, Safi e Dakhla, transformando Marrocos num ponto estratégico internacional. Ao nível portuário, o investimento previsto ascende a 6,5 mil milhões de dólares.
As autoridades marroquinas querem igualmente modernizar a rede ferroviária do país, impulsionando a rede ferroviária de alta velocidade no Norte de África, sendo que a ligação a Casablanca está já em curso. O financiamento assegurado pelo BIRD, BED e BID além do forte apoio do Orçamento de Estado assegura o compromisso das autoridades de Marrocos no desenvolvimento das suas infraestruturas. O montante global do investimento na ferrovia de alta-velocidade ascende a 3,4 mil milhões de dólares.