Desenvolvimento de superfícies comerciais cresce a nível global
A construção de centros comerciais continua a registar uma tendência de crescimento a nível mundial com um aumento de 39 milhões de m2 de área ocupada para este fim. Em 2014 foram contabilizados um total de 11,4 milhões de m2 de área utilizada na abertura de novos centros comerciais, valor que contrasta com os 10,6… Continue reading Desenvolvimento de superfícies comerciais cresce a nível global
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A construção de centros comerciais continua a registar uma tendência de crescimento a nível mundial com um aumento de 39 milhões de m2 de área ocupada para este fim. Em 2014 foram contabilizados um total de 11,4 milhões de m2 de área utilizada na abertura de novos centros comerciais, valor que contrasta com os 10,6 milhões de m2 registados em 2013.
A Europa representou 20% das aberturas em centros comerciais e países como a Rússia e a Turquia foram o que lideraram a listagem em 2014. Moscovo foi a cidade europeia incluída no top 5 das cidades mundiais mais activas neste sector, sendo a única cidade não pertencente à China neste ranking. O Avia Park foi a superfície concluída que se destacou como a maior da Europa com 231 mil m2 de área bruta locável. Em Istambul surgiram oito novos projectos comerciais a abranger a área total de 440 mil m2, o que faz da cidade turca um dos maiores pipelines de promoção do continente Europeu. O consumo interno alimentado pelo fácil acesso ao crédito no mercado turco veio cimentar este posicionamento.
Na Europa Ocidental, Paris foi uma vez mais a cidade mais dinâmica em 2014 com a abertura de um centro de retalho. “ A Europa Ocidental e os E.U.A continuam a acusar falta de novos desenvolvimentos e a extensão ou remodelação de centros comerciais já existentes será a principal aposta para continuar a atrair os principais retalhistas e consumidores”, explica Natasha Patel, Directora Associada do EMEA Retail Research da CBRE.
Relativamente a Portugal, o Director da Retail da CBRE, Carlos Récio, explica que “num mercado maduro como o Português, podemos observar a tendência descrita internacionalmente e temos assistido mais nos últimos dois anos a remodelações ou ampliações de centros comerciais em detrimento da abertura de novos espaços projectados de raiz”.
Xangai lidera o ranking de maior área utilizada para a construção de centros de retalho com 4,1 milhões de m2 em área utilizada, seguida respectivamente pela cidade de Shenzhen com 3,4 milhões de m2 e Chengdu com 3 milhões de m2. A cidade de Guangzhou encerra o top 5 de mercados mais activos globalmente, contabilizando 20 projectos comerciais em construção. “ Os factores que estão na base do pipeline de desenvolvimento de novos projectos mantiveram-se inalterados face ao ano passado, no que respeita à localização de novos projectos de construção com destaque para a Ásia e em particular para a China.”, afirma Natasha Patel.
Em contrapartida e devido a pressões económicas e financeiras aos proprietários, tanto a China como a Índia correm o risco de ver o seu ritmo de crescimento atenuado neste ramo. A falta de financiamento tem causado inclusivamente a paragem de obras de construção nos espaços geográficos em questão. No Médio Oriente, em Abu Dhabi verificou-se em 2014 um reforço da sua posição para projectos de retalho com a conclusão de quatro superfícies comerciais, como é o caso do centro Yas Mall, que detém espaço para 400 lojas, 20 salas de cinema e 10 mil lugares de estacionamento.