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    "ACF aposta em Angola"

    A Arlindo Correia & Filhos, empresa de construção civil e obras públicas sediada em Braga, está a apontar a sua estratégia para África, mais concretamente em Angola. Um mercado que, dizem os seus administradores, está ainda no início das diversas prioridades da empresa mas que tenderá a crescer e a contar para o crescimento da… Continue reading "ACF aposta em Angola"

    Filipe Gil
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    "ACF aposta em Angola"

    A Arlindo Correia & Filhos, empresa de construção civil e obras públicas sediada em Braga, está a apontar a sua estratégia para África, mais concretamente em Angola. Um mercado que, dizem os seus administradores, está ainda no início das diversas prioridades da empresa mas que tenderá a crescer e a contar para o crescimento da… Continue reading "ACF aposta em Angola"

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    A Arlindo Correia & Filhos, empresa de construção civil e obras públicas sediada em Braga, está a apontar a sua estratégia para África, mais concretamente em Angola. Um mercado que, dizem os seus administradores, está ainda no início das diversas prioridades da empresa mas que tenderá a crescer e a contar para o crescimento da empresa no futuro próximo. Em entrevista ao Construir, Custódio Correia, um dos responsáveis da ACF explicou a estratégia que a empresa irá seguir para a conquista desses mercados e aponta as parcerias público-privadas como uma das soluções para suplantar a crise do mercado da construção em Portugal.Como e em que ano foi fundada a empresa?

    A empresa foi fundada pelo nosso pai, Arlindo Correia em 1965, passando mais tarde a ser designada por Arlindo Correia e Filhos, SA (ACF). Ao longo deste tempo com a entrada dos filhos na empresa (Custódio, António e José Correia) várias empresas foras criadas dentro do grupo (ver organigrama).

    Então, quais as empresas que constituem o grupo ACF?

    Quatro promotoras, duas empresas ligadas ao ramo da construção e uma de cerâmica, de produção e venda de tijolo para a construção, e ainda uma empresa ligada à elaboração de parques de estacionamento, um novo negócio que estamos a começar, e ainda um empresa que trata de carpintaria e serralharia.

    E essas empresas e este tipo de organização surgiram logo no início das actividades empresariais?

    O maior crescimento e expansão deu-se quando os filhos começam a trabalhar na empresa. E começamos a explorar campos de negócios que ainda não tinham sido explorados.

    Como empresa de Braga, os vossos negócios são apenas no Norte do país, ou também noutros pontos do país e do mundo?

    Somos das primeiras empresas de Braga a ter escritórios em Lisboa. E em 1992 começamos a fazer obras nos Açores, e depois em 1997 iniciamos as primeiras obras na Madeira.

    Que tipos de obras têm na Madeira?

    No início fizemos muitas obras públicas para o Governo Regional e para algumas câmaras locais. É um mercado que promete bastante. E, há cerca de dois anos temos feito mais obras de habitação e promoção, e ainda obras para alguns clientes particulares.

    A zona onde têm menos obras será o Algarve, por alguma razão especial?

    Nestes últimos dois anos o Algarve não tem sido o objectivo principal, mas segundo alguns negócios que estamos a finalizar, é uma situação que poderá mudar num futuro próximo. Estamos a pensar investir no Algarve em conjunto com a empresa Socicorreia, que é uma imobiliária do grupo ACF.

    Em termos gerais, como avaliam o mercado da Construção em Portugal. Fala-se da crise do sector e da aposta na reabilitação, o que pensam sobre isso?

    No meu entender, o mercado está em crise e está a necessitar de algo novo. As parcerias público-privadas, que já se fazem por essa Europa fora, será uma solução. Em Portugal o que era necessário fazer está feito, agora é necessário a reabilitação para ordenar melhor as cidades. Penso que apenas com parcerias público-privadas poderia dar-se a volta à situação de crise no mercado nacional.

    Pressupondo que o TGV e o novo Aeroporto de Lisboa irá de alguma forma "ajudar" as grandes empresas nacionais, tal não irá acontecer com uma média empresa de construção, como a vossa, ou ajudará?

    Para as grandes empresas o TGV e o novo aeroporto são muito importantes, mas para as médias e as pequenas empresas esses projectos não lhes dizem nada. A não ser que façam uma parceira, ou um consórcio, mas mesmo assim não estou a ver isso acontecer. Para uma empresa média será mais fácil fazer um parceria com uma empresa estrangeira que queira fazer obra cá. Não estou a ver uma empresa nacional grande fazer uma parceira com uma empresa pequena por causa dessas obras

    E então para uma empresa da vossa dimensão, onde os grandes projectos nacionais (TGV, Aeroporto) não contam assim tanto, qual a estratégia a seguir?

    Estamos a procurar tentar entrar em parcerias público-privadas com algumas autarquias. Estamos a procurar diversificar na habitação, em zonas mais carenciadas e fazer algo diferente. Em Portugal não há muito mais para fazer.

    E estão a apostar na reabilitação?

    Estamos a apostar na reabilitação, principalmente em obras públicas, que temos feito muitas já desde há alguns anos. Privadas temos em Lisboa na Calçada do Combro, na Lapa e na rua de São Bento, em Aveiro e em Viseu, o museu Grão-Vasco.

    Qual a percentagem da reabilitação dentro da facturação da vossa empresa?

    Anda entre os 30 a 40% da facturação da nossa empresa.

    …e tenderá a aumentar?

    Se não aumentar será grave. Não estou a ver o que pode aparecer de obras de raiz no mercado, por isso tem de aumentar.

    E ainda em relação às parcerias público-privadas, e com a vossa experiência, como está a ser a reacção das autarquias?

    Neste momento, as autarquias ainda estão pouco à vontade para falar nisso, ainda têm pouca receptividade para as parcerias público-privadas. Ainda há muito pouco conhecimento, ainda há dúvidas sobre o apoio do Governo, a legalidade, etc. As empresas estão mais informadas sobre este assunto do que as empresas.

    Mas, nas autarquias com quem já contactaram como os "convenceram" a essas parcerias?

    Tentamos saber que tipos de edifícios têm em carteira e saber o que eles querem fazer, e tentar perceber de que forma podemos agir. No entanto, com a actual política de endividamento das autarquias, muitos desses projectos estão guardados na gaveta.

    Falando agora da vossa expansão internacional. Vocês estão a implantar-se em Angola, qual o vosso objectivo para aquele país?

    Para além da promoção própria, vamos tentar entrar nas obras públicas. Em Angola ainda está tudo por fazer, e por isso não é difícil qualquer empresa ganhar obras lá, o difícil é a empresa implantar-se no terreno. As leis são diferentes, as pessoas são diferentes, enfim há um período de adaptação obrigatório.

    E daqui a cinco anos, como esperam que o vosso negócio esteja em Angola?

    Esperamos que daqui a cinco anos, os negócios em Angola sejam cerca de 20 % da nossa facturação.

    E a vossa internacionalização passa por outros mercados/países para além de Angola?

    Já temos países em que estamos a trabalhar há mais tempo que Angola, como a vizinha Espanha. Só que existe uma grande dificuldade de entrar em Espanha, aliás, só se consegue entrar se se conseguir uma parceria com os espanhóis, o que gostava que fosse igual em Portugal. Os espanhóis entram facilmente em Portugal e nós não conseguimos o contrário. Mas em termos de parcerias, não parece difícil.

    Mas já tentaram o mercado espanhol?

    Sim, já, mas ainda não ganhámos nenhuma obra lá.

    E concorreram em parceria?

    Em parceria estamos neste momento a orçamentar obras.

    E para além de Espanha?

    Já orçamentamos algumas obras para Cabo Verde, e desde há algum tempo tivemos uma prospecção de mercado na Roménia e também na Líbia, mas não deixam de ser apenas estudos, porque a estratégia mais consistente é Angola e Espanha

    Qual tem sido o nível de crescimento, a nível de facturação, da vossa empresa?

    Resumindo, a actividade no Continente tem sido a nível de margens negativo. A nossa rentabilidade dá-se fora do Continente, como temos feito na Madeira, e como pretendemos fazer. As parcerias-público privadas será, obviamente, outra das soluções. O ano de 2007 está a correr dentro das expectativas, e temos tido uma rentabilidade mínima, não temos perdido dinheiro. E não temos dúvidas que se não tivesse a promoção própria, seria ainda mais difícil sobreviver neste mercado. Mas nos últimos três anos temos crescido uma média de 18% ao ano. E espero este ano chegar a esses valores, e para que 2008 existir um maior crescimento, tendo em conta o negócio em Angola, e chegar aos 25%.

    Para além da promoção imobiliária existe mais alguma área de negócio que pensam apostar?

    Sim, na parte entrar na área de parques de estacionamento. Vamos fazer um parque em Vila Verde, com mais de 200 lugares, numa primeira fase e teremos a sua exploração por 50 anos. E neste momento estamos a tratar de outro parque de estacionamento na cidade do Porto, e existem ainda alguns estudos que estamos a fazer para investir nessa área.

    As empresas de construção queixam-se muito do fraco investimento público em Portugal. Não haverá empresas demasiado dependentes desse investimento?

    O investimento público baixou e com isso baixou e em muito o número de concursos públicos, e isso faz com que, ainda por cima, os preços baixem, e isso faz com que as empresas concorrem a esses concursos apenas para manter as suas estruturas. O Governo tem que dar um sinal, as tais parcerias público-privadas. Se o país não quer que os empresários fiquem dependentes do investimento do Estado, não vejo outra coisa que não seja essas parcerias. Se o Executivo não tem dinheiro que faça parcerias com empresas.

    Mas esta crise, que era esperada apenas por uns anos, ainda se sente, não será que é este mesmo o clima normal da economia do sector da construção?

    Acredito que aquilo que era de primeira necessidade começa a estar tudo feito. O país tem de começar a encontrar novos projectos. Há meia duzia de anos para cá é que nos começamos a preocupar com os certificados de qualidade e a segurança das obras, que estão mais rigorosas, mas só acontecem há cerca de três anos para cá. São normas com as quais concordo, mas talvez tenha agravado ainda mais a crise de algumas empresas.

    Mas a vossa empresa está certicada?

    Sim, a ACF tem um certificado de qualidade, há cerca de quatro anos, e pedimos recentemente certificado de higiene e segurança, e estamos, neste momento, o processo na área do ambiente.

    E esses certificados são vantajosos para a empresa?

    A nossa empresa é certificada, mas até hoje isso não valeu de nada. Concorremos a uma obra pública e isso não vale de nada. Deveria haver uma pontuação maior para uma empresa certifica do que aquelas que não o são.

    Mas há uma certa vantagem, não?

    Em termos de organização internas vale a pena, mas são muito poucos os clientes que sabem as vantagens que podem ter ao contratarem uma empresa certificada. As pequenas empresas não se preocupam com isso, e o Governo não se preocupa também com esta diferenciação.

    A vossa grande aposta é Angola e a aposta na promoção imobiliária da SociCorreia?

    Neste momento a ACF está a começar a dar passos de mãos dadas com a Socicorreia, e esperamos estar, dentro de dois anos, entre as cinquenta empresas de construção do ranking nacional em termos de rentabilidade.

    Sobre o autorFilipe Gil

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    Zome lança serviço “inovador” de verificação de imóveis

    Este serviço pressupõe a emissão de um relatório com as características funcionais e estruturais do imóvel, possível graças a uma parceria com o ICS – Instituto para a Construção Sustentável, da FEUP

    A Zome acaba de lançar oficialmente o serviço “Imóvel verificado by Zome”. Com o objectivo de “assegurar aos compradores, uma verificação detalhada do estado da casa” que pretendem adquirir e aos proprietários, este serviço pressupõe a emissão de um relatório que valoriza o seu imóvel. Este lançamento foi possível graças a uma parceria com o ICS – Instituto para a Construção Sustentável, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

    O novo serviço, lançado durante o Salão Imobiliário de Portugal, que decorre até 5 de Maio, em Lisboa,  consiste numa verificação exata dos imóveis, tipo raio-x, onde os consultores imobiliários, certificados pelo ICS da FEUP, utilizam uma plataforma tecnológica exclusiva da Zome para registar o estado do imóvel e assim gerar um relatório detalhado para os clientes. Esse documento oferece uma visão abrangente das características estruturais e funcionais da propriedade. Para garantir a qualidade deste serviço, o ICS – Instituto para a Construção Sustentável, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desenvolveu uma formação específica e certificada para todos os consultores da mediadora nacional.

    “O conceito do Imóvel Verificado by Zome foi desenvolvido com o objectivo de elevar o valor do serviço oferecido pelos consultores imobiliários, aumentar a transparência no processo de compra e venda e aportar mais conhecimento certificado, valorizando ainda mais a classe. Esta ideia surgiu de um grupo de trabalho de consultores imobiliários da Zome que procura inovar este sector e oferecer produtos diferenciados aos clientes”, explica Hélder Pereira, product marketing director da Zome.

    Este novo serviço reflecte uma abordagem diferenciada, com mais valor agregado e transparência no processo de compra e venda. Os clientes têm acesso a um relatório detalhado sobre o estado do imóvel, facilitando a negociação e o fecho do negócio. Além disso, as casas recebem um selo de “Imóvel Verificado by Zome”, destacando-as das demais no mercado, oferecendo uma vantagem adicional de confiança.

    Por outro lado, beneficiam de uma protecção abrangente, através do Seguro Multirriscos + Assistência ao Lar da SABSEG Seguros incluídos na transacção, com a primeira anuidade oferecida pela Zome.

    A celebrar cinco anos de actividade, a Zome aproveitou para fazer algumas reestruturações internas. Neste caso, Carlos Soares dos Santos, até aqui Chief Technology Officer (CTO) da rede, e que foi também um dos fundadores, passa a CEO. Já Patrícia Santos, a anterior CEO, passa a Chairman do Grupo.

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    Eficiência energética, BIM e construção metálica na agenda do 2º dia da Tektónica

    Ponto de encontro da indústria a feira da construção é o palco escolhido para a apresentação de soluções, novos produtos e empresas, mas também de discussão. Uma vertente que ganha um novo dinamismo numa altura que é de mudança para o sector. Neste que é o segundo dia do certame a eficiência energética, construção metálica e BIM estarão na agenda   

    A eficiência energética será o tema forte do segundo dia do evento. Na manhã do dia 3 terá lugar a mesa-redonda «Mais conforto e eficiência energética nos edifícios em Portugal», numa organização da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes, ANFAJE. Nesse dia, mas um pouco mais tarde, a mesma associação fará sessão de lançamento do ‘Guia Exclusivo dos Fabricantes de Janelas Eficientes 2024’

    Da agenda consta ainda o encontro “ETICS, do conceito à aplicação”, organizado pela Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS, APFAC.

    A organização Women in BIM Portugal trará ao debate o “Simplex Urbanístico & BIM”, um debate conduzido por Claúdia Antunes com a participação da arquitecta Patrícia Robalo, sobre a simplificação dos processos de licenciamento urbanístico e a obrigatoriedade de submissão de projectos em BIM.

    Também no dia 3 de Maio, segundo dia do encontro, terá lugar o seminário “Construção Metálica Sustentável” conduzido pelo director da CMM Luís Figueiredo Silva, e que conta com a participação de Helena Gervásio da Universidade de Coimbra, Cláudia Rocha da EQS, Gonçalo Martins da Perfisa e Paula Resende, da Antero.

    Neste que é o segundo dia da Tektónica conta ainda com a palestra da Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado, EFRIARC, sobre “Os desafios da transição energética no ambiente construído”.

    A cerimónia de entrega dos Prémios Tektónica Inovação 2024 encerra o ciclo de encontros do dia 3 de Maio.

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    Anjos Urban Palace é o novo projecto de reabilitação da EastBanc

    O edifício do século XIX encontra-se a ser transformado em edifício de escritórios, num projecto do atelier de Souto de Moura

    Anjos Urban Palace é o mais recente projecto de reabilitação levado a cabo pela Eastbanc Portugal. Localizado no Príncipe Real, o “bairro de eleição” do promotor, o edifício do século XIX encontra-se a ser transformado em edifício de escritórios, num projecto do atelier de Souto de Moura. A obra deverá ficar concluída em Junho de 2025.

    Com uma área útil total de quase 3.250 metros quadrados (m2), o imóvel terá capacidade para receber até sete inquilinos. Além disso, vai contar, ainda, com duas lojas, uma de 215 m2 outra de 366 m2, e um restaurante com 650 m2, que também inclui um terraço.

    O investimento, onde se inclui os custos de reabilitação, rondam os sete milhões de euros. A comercialização está a cargo das consultoras Savills e CBRE, em regime de co-exclusividade.

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    Casais e Secil apresentam KREAR na Tektónica

    Os dois grupos portugueses juntaram forças, e investimentos, na criação do sistema de construção “KREAR”, composto por um conjunto de peças industrializadas em betão 2D e 3D. A construção da fábrica que irá “dar corpo” ao projecto está em curso e o objectivo dos dois grupos empresariais é acelerar a construção off-site em Portugal e com isso diminuir os prazos e os custos, mas também o impacto ambiental da actividade da construção. A apresentação oficial da joint-venture entre os dois grupos é feita esta quinta-feira, dia em que arranca mais uma edição da Tektónica

    A feira dedicada ao sector da construção, Tektónica, afigura-se o palco perfeito para a apresentação da marca KREAR, que está a ser desenvolvida há já vários meses por dois dos principais grupos do sector da construção: a Casais e, do lado industrial, a SECIL. Mas antes de falar do que a KREAR traz de novo ao mercado, temos que voltar um pouco atrás e falar da estratégia e aposta da construtora portuguesa na industrialização da construção e que levou ao lançamento da unidade industrial da Blufab, que nos últimos anos tem vindo a dar corpo à nova visão transformadora do negócio através da produção de elementos de um processo integrado de construção off-site. O sucesso desta estratégia obrigou já “à expansão para uma nova unidade industrial, ao mesmo tempo que garantimos sinergias de produção com a Carpincasais (unidade industrial de carpintarias do Grupo Casais) e a Blumep (unidade industrial de soluções mecânicas e hídricas do Grupo Casais”, contava-nos em 2022 o CEO da Casais, António Carlos Rodrigues, em entrevista concedida ao CONSTRUIR. Simultaneamente, o grupo estabelecia uma parceria com CREE Buildings, do qual é hoje um accionista de referência.

    A construtora liderou ainda o consórcio que reuniu várias entidades, empresas e centros de investigação, com foco na construção sustentável. O projecto CSI4Future, apresentado no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, no Plano de Recuperação e Resiliência acabou por não ser aprovado, mas a construtora prosseguiu com a estratégia e com os planos de investimento, entre os quais se inclua uma unidade de pré-fabricação de materiais de construção, numa parceria 50/50 com a Secil, que por ocasião da apresentação do projecto estava orçada em perto de oito milhões de euros.

    Nascia assim a KREAR, com foco da pré-construção e com o propósito de “contribuir para um mundo mais sustentável para as gerações futuras através da promoção de soluções de construção industrializada, para edifícios mais eficientes, seguros e saudáveis, com elevados níveis de qualidade e flexibilidade no design de utilização”, descrevem os seus promotores que subscrevem que a construção tradicional é um modelo esgotado, com mão-de-obra intensiva, dispendioso, com muitas ineficiências e custos ambientais e demasiado exposto às variabilidades.

    Foco na pré-fabricação

    A nova unidade industrial da KREAR irá produzir peças industrializadas em betão, em 2D e 3D, que após assembladas e combinadas vão constituir estruturas e fachadas do edifício, seja ele novo ou fruto de uma reabilitação.

    A nova unidade terá uma capacidade de produção de 2 500 habitações/quartos por ano, e “se forem seguidos todos os pressupostos da construção industrializada a fábrica terá capacidade para produzir por ano, cinco residências de estudantes de seis pisos, com 90 quartos, ou produzir por ano 15 hotéis com tipologia BB, com 24 quartos e 6 pisos ou dois edifícios com altura de 20 pisos com 500m2/piso”, exemplificaram Daniel Granjo, director geral da KREAR e José Rui Pinto, director técnico comercial da Krear, numa apresentação do projecto realizada no final de 2023 num fórum do sector sobre “As vantagens da pré-fabricação na construção, como proceder e adoptar as melhores soluções”.

     

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Bondstone anuncia projecto imobiliário de 700M€ no Algarve

    Chama-se Arcaya e irá desenvolver-se por várias fases, a primeira das quais irá arrancar com a construção de 48 vilas com uma área de 240m2, inseridas em lotes com áreas entre os 1.000m2 e os 2.000m2. As vilas de 4 quartos com preços de lançamento a partir de 1,9M€ estarão concluídas em 12 meses

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    A Bondstone, sociedade gestora de fundos portuguesa, anuncia o lançamento do Arcaya, um projecto residencial localizado nos terrenos da Quinta do Morgadinho, em Vilamoura, com mais de 68 hectares. Este novo projecto da Bondstone representa um investimento na ordem dos 700 milhões de euros no Algarve e, numa fase inicial, irá trazer ao mercado imobiliário residencial 48 vilas com uma área de 240m2, inseridas em lotes com áreas que variam entre os 1.000 e os 2.000m2, com preços de lançamento a partir de 1,9M€.

    Inseridas numa floresta de 68 hectares, as Arcaya Homes, desenhadas pelo gabinete de arquitectura espanhol Battleiroig, são construídas seguindo práticas inovadoras com foco na preservação dos ecossistemas, com estrutura em madeira e construção off-site.

    “Estamos muito orgulhosos por apresentar ao mercado o Arcaya, um projecto que reflecte a visão e ambição da Bondstone e pretende aportar ao mercado imobiliário nacional uma nova perspectiva sobre sustentabilidade e arquitectura. Com uma abordagem pioneira, redefinimos os padrões de sustentabilidade no sector imobiliário e a pegada carbónica no sector da construção”, refere Frederico Pedro Nunes, Chief Operating Officer da Bondstone
    Terracotta, Timber e Sand são as três casas de assinatura da primeira fase de lançamento do projecto. Com 240m2 de área bruta de construção, cada tipologia é composta por 2 pisos, tem até quatro quartos e conta com a opção de personalização de acordo com as preferências dos futuros moradores. As vilas combinam harmoniosamente o espaço interior com o exterior, sendo compostas por amplas áreas exteriores, com jardins e terraços, piscina privada, zona de estar e de refeições, garantindo as condições ideais para desfrutar da natureza envolvente. A primeira fase de construção deverá estar concluída nos próximos 12 meses.

    O projecto contará ainda com um clube, restaurantes, wellness center e uma oferta alargada de serviços essenciais para o quotidiano: mercearia, lavandaria, concierge e passeios de bicicleta.

    “O Arcaya é o local perfeito para viver em pleno a natureza, nos passeios pelos caminhos naturais e jardins de água pura, ou nas inúmeras amenities que integram o projecto paisagístico excepcional. Viver no Arcaya será como viver num oásis natural no Algarve, onde casas únicas de design sustentável se misturam harmoniosamente num jardim infinito, e onde temos tudo ao nosso alcance”, acrescenta Frederico Pedro Nunes.
    O design de interiores das 3 vilas, projectado pela Andrez Andrez Interiors e explora linhas minimalistas acolhedoras e combina harmoniosamente tons orgânicos suaves com o cenário natural envolvente.

    O Arcaya está a ser comercializado pela Bondstone, Quinta Properties e Sothebys.

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    “O Mais Habitação não é todo mau. Vamos ajustar o que é para melhorar e mudar o que é para mudar”

    Para responder aos desafios, Pinto Luz sublinha que a solução passa, garantidamente, por uma actuação que envolva o Estado central, as autarquias, os privados e as cooperativas. Reconhecendo que a questão da Habitação é um problema que não tem solução numa legislatura, o governante lembra que o acesso aos fundos do PRR torna emergente a resposta aos 50 mil fogos previstos no Plano de Resiliência (no fundo são 26 mil financiados pelo PRR e o restante pelo Estado) para concretizar até 2026, sob pena de Portugal perder o acesso a esses fundos

    Ricardo Batista

    Não escondendo que há uma “clivagem ideológica”, o ministro das Infraestruturas e da Habitação admite que “nem tudo o que está contemplado no programa Mais Habitação é mau”. Revela, contudo, que “nas próximas semanas” serão anunciadas as linhas fortes do programa de habitação do novo Governo.

    A propósito do Portugal Habita, promovido pela CNN Portugal e que decorreu no âmbito do Salão Imobiliário de Portugal, Miguel Pinto Luz avisa que “não contem connosco para maniqueismos primários e não esperem que digamos que o anterior executivo fez tudo mal. Não fez. Há coisas positivas e aspectos que merecem ser alterados”.

    O governante é, desde logo, taxativo nas prioridades que importa acautelar, sublinhando que é fundamental “meter o PRR a funcionar”. “Estamos a fazer uma análise do que é preciso mudar e nas próximas semanas vamos anunciar medidas que respondam aos aspectos que não estavam definidos no programa que está em vigor”, diz, acrescentando que a Habitação passou a ser um pilar fundamental. Para responder aos desafios, Pinto Luz sublinha que a solução passa, garantidamente, por uma actuação que envolva o Estado central, as autarquias, os privados e as cooperativas. Reconhecendo que a questão da Habitação é um problema que não tem solução numa legislatura, o governante lembra que o acesso aos fundos do PRR torna emergente a resposta aos 50 mil fogos previstos no Plano de Resiliência (no fundo são 26 mil financiados pelo PRR e o restante pelo Estado) para concretizar até 2026, sob pena de Portugal perder o acesso a esses fundos. Sobre esses, Miguel Pinto Luz fala na necessidade de se encontrar formas de agilizar os processos de licenciamento e de avaliação de processos. “Das sete mil candidaturas submetidas ao IHRU, foram aprovadas 500”, refere o ministro, admitindo que o Instituto não estava preparado e que o esforço necessário passa igualmente pela capacitação daquele organismo.

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    Ricardo Batista

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    “Sector está unido e extremamente resiliente”

     Embora ligado à organização do SIL desde 2019, Sérgio Runa assume, pela primeira vez, a direcção do evento com o objectivo de fazer “mais e melhor”. Numa edição em que o responsável destaca um sector “unido e extremamente resiliente” com presença dos principais players do sector e com cerca de 10% a crescer em área de exposição

    Cidália Lopes

    Com o foco nas temáticas de actualidade do sector, o SIL vai contar com um conjunto de iniciativas em torno da problemática das politicas públicas da habitação e do papel das autarquias, assim como, por parte dos investidores, as novas tendências ao nível da construção, da sustentabilidade e da IA. Com uma presença sempre maioritária de promotores e mediadores, Sérgio Runa destaca, ainda, as tecnológicas associadas ao imobiliário

    Naquela que é o primeiro Salão Imobiliário de Portugal (SIL) sob a sua gestão, que desafios e expectativas tem para esta edição?
    Encaro este desafio que me foi lançado pela direcção da FIL com naturalidade, pois é um projecto ao qual estou ligado desde 2019 e pelo qual tenho um grande carinho pessoal e ambição profissional. Conseguir nas próximas edições fazer mais e melhor, valorizando o histórico e entregando mais valor aos expositores que participam no SIL, é o meu objectivo prioritário, o qual é partilhado por toda a equipa do Salão Líder do Imobiliário em Portugal.
    À semelhança do ano anterior, vivemos uma situação geopolítica delicada, com dois conflitos e alguma instabilidade económica e legislativa em Portugal. Não obstante, e depois da incerteza política e das eleições considera que o mercado tem vindo a responder de forma diferente ou mais confiante? Estas serão questões que irão marcar mais uma edição do SIL?
    Os eventos são, por norma, os barómetros dos sectores e o SIL é o reflexo do estado do sector imobiliário e será sempre influenciado pela evolução macro – económica, resultado da conjuntura nacional e internacional.
    O momento geopolítico e todas as consequências que daí advém não nos podem deixar indiferentes, tal como a instabilidade das taxas de juro podem influenciar a decisão na aquisição de imóveis. Claro que há desafios, como a ausência de habitação acessível, que ainda vão levar o seu tempo a resolver-se, e que temos a esperança que novas políticas de habitação surjam para colmatar essa carência.
    Apesar da instabilidade interna e mundial, constatamos que o sector está unido e é extremamente resiliente. Prova disso é que na edição de 2024 do SIL está confirmada a presença de cerca de 90% das empresas que participaram na edição anterior, entre as quais os principais promotores e mediadores imobiliários e tendo inclusive cerca de 10% aumentado a sua área exposicional.

    Tendo em conta que um dos pontos fortes da feira são as conferências SIL, que temas serão abordados e quais destaca?
    Mais uma vez o SIL, será palco de debate sobre temáticas de grande importância e actualidade para o sector do Imobiliário.
    Assim, no dia 2 de Maio decorrerá, a Conferência CNN Summit – Portugal Habita, cujo principal enfoque será sobre as Políticas Nacionais de Habitação, a Reabilitação Urbana, o Futuro do Mercado Imobiliário e as Políticas de Habitação Pública – com o Papel das Autarquias, com a participação de autarcas responsáveis pela gestão das principais cidades do País.
    No dia 3 de Maio, terão lugar as Conferências do SIL Investment PRO, organizadas em colaboração com o parceiro estratégico do SIL, a APPII, onde serão abordados temas como a Inteligência Artificial ao Serviço do Imobiliário e as Novas Técnicas Construtivas, Sustentabilidade e Eficiência Energética.
    De qualquer modo, a agenda está disponível no site do evento e haverá por certo outras iniciativas dos próprios expositores com interesse para os visitantes.

    Qual o país convidado e a região em destaque, assim como como iniciativas previstas neste âmbito?
    O SIL 2024 abre as Conferências com o foco nas Políticas Nacionais de Habitação e as Políticas de Habitação Pública – com o Papel das Autarquias, como já referi. Nesta conferência irão participar Autarcas responsáveis pela gestão das principais cidades do País, como Lisboa, Cascais, Porto, Sintra e Oeiras.
    Fazemos uma aposta forte no SIL Cidades, sendo o SIL um catalisador do sector Imobiliário das cidades e um pilar fundamental para a captação de investimento e desenvolvimento quer económico, quer social dos meios urbanos. Nesta edição temos confirmadas as presenças das grandes metrópoles do Porto e Lisboa, mas também de cidades como o Seixal, Vila Nova de Gaia ou Santarém e a Região Autónoma da Madeira, através da Invest Madeira.
    No âmbito da exposição, que sectores estão em destaque pela sua representatividade?
    Este ano temos uma vez mais a participação dos principais promotores e mediadores imobiliários, sendo que 10% destes participantes, aumentaram a sua área de exposição, o que reflecte a valorização do investimento no Salão.
    O SIL contará ainda com um conjunto de expositores que participam pela primeira vez, onde se destaca o crescimento de áreas fundamentais para o sector como sejam as tecnologias associadas ao imobiliário – Proptech.

    Qual o número previsto de empresas presentes? Verifica-se um crescimento ou alguma retracção nas presenças?
    A tendência é de crescimento, na 27ª edição do SIL, a qual decorre mais uma vez, em simultâneo com a Tektónica, estimamos um número superior a 25 mil visitantes. Serão cerca de 210 expositores e mais de quatro mil congressistas.

    De alguma forma, o sector imobiliário é um dos que mais tem beneficiado com as novas tecnologias permitindo um trabalho muito mais interactivo tanto por parte dos mediadores, como de quem promove. De que forma a feira tem que acompanhar esta evolução e simultaneamente manter a sua atractividade enquanto espaço de negócios?
    O SIL é o ponto de encontro dos profissionais dos Investidores, Empresários, Técnicos, Organismos Públicos e Público potencial comprador. É um facto que as novas tecnologias facilitam o dia a dia dos profissionais e o SIL tem acompanhado a tendência de crescimento das tecnologias associadas ao imobiliário – Proptech. Uma vasta gama de serviços facilitam processos, mas estou convicto que não substituem o contacto directo e a necessidade que os profissionais sentem em vir ao SIL para contactarem com os principais players do mercado.

    Relativamente aos prémios, o que podemos esperar, tanto em termos de finalistas, como de novidades?
    Esperamos uma 15ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário muito participada. Foram recebidas mais de 40 candidaturas e os vencedores serão conhecidos no primeiro dia do SIL.
    As categorias a considerar são – Construção Sustentável, Melhor Empreendimento Imobiliário e Reabilitação Urbana, Melhor Campanha de Lançamento, Responsabilidade Social, Inovação. Os Prémios SIL do Imobiliário são um dos pontos altos do Salão, pois distinguem projectos e personalidades que se destacam pela excelência no sector imobiliário e pelo trabalho desenvolvido.

    Além da realização das feiras do sector imobiliário em Portugal, a Fundação AIP tem uma aposta forte na promoção no estrangeiro através da presença e realização de feiras. O que está previsto neste sentido?
    No passado realizámos iniciativas em mercados como China, Brasil, França, entre outros, contudo, presentemente, a Fundação AIP não tem prevista a organização de eventos de promoção do sector no estrangeiro. No entanto, tendo em conta o dinamismo deste mercado, estamos sempre disponíveis para avaliar, junto dos players do sector essa possibilidade.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
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    Imobiliário

    CBRE assessora Bolschare Agriculture na integração da divisão agrícola da Borges Agricultural & Industrial Nuts

    Com este negócio a Bolschare expande o seu negócio com a gestão de 1.900ha de cultivo de amêndoa, pistácio e nogueira em 14 propriedades localizadas em Badajoz, Granada e Alentejo (Portugal)

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    A CBRE assessorou a Bolschare Agriculture na integração da Borges Agricultural & Industrial Nuts (BAIN), unidade de negócio de frutos secos da Borges International Group (BIG). A Bolschare Agriculture assume, assim, gestão da divisão agrícola da Borges após a formalização do acordo que o BIG alcançou para a venda da sua filial agrícola ao Natural Capital Fund, fundo gerido pela gestora especialista Climate Asset Management (CAM).

    Desta forma, a Bolschare expande o seu negócio com a gestão de 1.900ha de cultivo de amêndoa, pistácio e nogueira em 14 propriedades localizadas em Badajoz, Granada e Alentejo (Portugal), negócio que nos últimos três anos representou 7% do produto comercializado pela BAIN e 0,8% para todo o Grupo BIG. Através da integração da BAIN, o grupo Bolschare posiciona-se como um operador de referência no Sul da Europa para investidores institucionais, incorporando novos projectos internacionais de alto nível e consolidando a sua posição na Península Ibérica.

    “É um privilégio ter assessorado a Bolschare Agriculture durante esta operação em que consolida o seu posicionamento de operador agrícola de referência especializado em investidores institucionais no Sul da Europa. O investimento institucional na Península Ibérica ganhou especial relevância e aumentou exponencialmente desde 2015. Operadores agrícolas profissionais como a Bolschare Agriculture, capazes de prestar serviço em diferentes geografias e culturas, com vasta experiência em ESG, agricultura regenerativa e relacionamento com investidores institucionais , são uma peça fundamental e ocupam uma posição estratégica no desenvolvimento e profissionalização do sector agroalimentar”, refere Manuel Valadas de Albuquerque, director sénior de Agribusiness da CBRE para o Sul da Europa.

    O grupo Bolschare Agriculture nasceu há mais de uma década como uma empresa familiar localizada na Extremadura com uma grande tradição agrícola em Espanha e Portugal. Desde a sua criação, a empresa tem-se concentrado na optimização da gestão e transformação dos activos agrícolas numa perspectiva ESG e na aposta em culturas de alto valor acrescentado e na agricultura regenerativa. A Bolschare transformou mais de 20.000 hectares de culturas permanentes e gere mais de 10.000 hectares na Península Ibérica.

    “A ‘razão de ser da empresa baseia-se na conversão de um sector-chave como a agricultura em motor de mudança, garantindo que a rentabilidade e a responsabilidade andam de mãos dadas para gerar um impacto positivo na sociedade, que inspire e proteja pessoas. E esta operação consolida esse caminho. Estamos entusiasmados por promover a agricultura na Península Ibérica e fazê-lo com a Climate Asset Management, que ao participar neste projecto diversificado e de grande escala permitirá que o mesmo tenha um impacto positivo no nosso portfólio e ajudará ambas as empresas a crescerem juntas em direcção à rentabilidade mas sobretudo a um futuro com zero emissões de carbono. O apoio e assessoria da CBRE tem sido uma grande ajuda para impulsionar o nosso crescimento a nível institucional”, sublinha Pedro Foles, CEO da Bolschare Agriculture.
    A Climate Asset Management foi fundada em 2020 numa parceria entre o HSBC Asset Management e a Pollination, com o objectivo de desenvolver e fornecer soluções de investimento que acelerem a transição para um futuro com emissões líquidas zero e resiliente ao clima.

    O Fundo Natural Capital Fund irá gerir os activos através do seu parceiro de referência, Bolschare Agriculture, que adquirirá a gestão dos serviços agrícolas. Este acordo foi formalizado durante 2023 para a gestão e transformação dos activos adquiridos pelo CAM na Península Ibérica. Esta associação assenta numa visão partilhada de optimização de recursos e fixação de carbono atmosférico através de práticas agrícolas amigas do ambiente e da implementação de sistemas de produção inovadores, mais rentáveis e sustentáveis.

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    Grupo Midea adquire divisão de climatização da Arbonia AG

    A suíça Arbonia AG e Grupo Midea entraram em acordo para a aquisição da divisão de climatização de interiores da primeira, pelo fabricante de produtos de climatização e tecnologia de construção. O acordo aguarda agora a aprovação das entidades reguladoras competentes

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    A Arbonia Climate juntar-se-á à divisão de tecnologia de construção da Midea, o grupo desenvolve e fabrica produtos na área da climatização e tecnologia de construção, componentes industriais, robótica e automação. A sede do Grupo está situada em Foshan, no sul da China. Com mais de 190.000 empregados, o grupo atingiu um volume de negócios de cerca de 48 mil milhões de euros em 2023. As operações do Grupo Midea na Europa estão, actualmente, centradas na Clivet, em Itália, que emprega cerca de 1.000 pessoas na Europa, no Médio Oriente e na Índia, e centra-se na tecnologia de construção para residências e edifícios comerciais.

    Em conjunto, a Clivet e a Arbonia Climate oferecerão sistemas AVAC integrados para climas mediterrânicos e nórdicos. Ambos os grupos estão empenhados em apoiar a transição energética através de produtos e soluções inovadoras.

    “A Midea é um grupo de empresas muito inovador e competitivo e um investidor estratégico do sector que está empenhado no nosso desenvolvimento bem- sucedido. A Midea tem um historial comprovado de investimentos bem-sucedidos no passado, nomeadamente na Clivet. Com esta aquisição, a Midea está a perseguir objectivos a longo prazo e, juntamente com a Clivet, vemos grandes oportunidades de crescimento rentável e sustentável”, refere, em comunicado, Alexander Kaiss, director executivo da Arbonia Climate.

    A divisão Arbonia Climate faz parte do grupo suíço cotado na bolsa Arbonia AG, um fornecedor de componentes de construção. Com mais de 3.000 funcionários em toda a Europa, desenvolve e fabrica produtos e sistemas de climatização interior energeticamente eficientes para todo o tipo de edifícios. Em 2023 gerou vendas totais de cerca de 577 milhões de francos suíços.

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    Construção

    A ambição do certame que se assume como “ponto de encontro de quem constrói o futuro!”

    A Tektónica está de regresso de 2 a 5 de Maio, numa edição que se caracteriza pelo aumento do número de empresas, pelo crescimento da sua componente internacional e por um dinamismo que surge inevitavelmente associado à ‘revolução’ que o sector da Arquitectura, Engenharia e Construção, AEC, atravessa, seguindo aliás a tendência já verificada na edição anterior. Assim, sustentabilidade, novos processos de construção, novos materiais e a digitalização vão estar em destaque nesta que é a 26ª edição do certame, como nos diz José Paulo Pinto, Gestor Coordenar da feira 

    Das cerca de três centenas de empresas que este ano irão estar presentes na Tektónica, quase metade, 46%, fazem a sua estreia no certame, confirmando o papel deste como “palco” de apresentação de produtos e soluções ao mercado, quer nacionais quer estrangeiros. Espanha domina a presença estrangeiras mas estão confirmadas as presenças de players vindos da Alemanha, Áustria, Brasil, China, Espanha, França, Itália e Suíça, refere ao CONSTRUIR José Paulo Pinto. Responsável por gerir mais uma edição do certame, José Paulo Pinto refere a “eficiência energética”, como uma das temáticas centrais desta edição pelo ser carácter “emergente e transversal, a área de exposição dedicada será maior e onde a Inovação marcará a diferença, contribuindo para uma maior competitividade e produtividade das empresas com impacto directo no desenvolvimento de produtos, materiais e soluções que podem e vão alterar os padrões de qualidade, conforto e segurança na construção”.

    Num modelo que segue o exemplo de edições anteriores, a Tektónica e o Salão Imobiliário de Portugal voltam a encher os pavilhões 1, 2 e 3 da Feira Internacional de Lisboa. De fora ficou a FILDECOR Living & Design, o evento dirigido ao sector do design, da decoração e à fileira Casa, chegou a ser anunciado em Fevereiro, mas acabou adiado para 2025.

     

    Os números são sempre um reflexo do dinamismo de um certame e por isso começo esta conversa a perguntar pelo número de empresas que estarão presentes e pela área de exposição que iremos ter?

    Sim, a edição de 2024 da Tektónica vai apresentar ainda mais empresas, nacionais e estrangeiras, desde start-ups que dão os seus primeiros passos, até empresas já consolidadas no mercado nacional e empresas líderes, cuja importância é reconhecida também nos mercados externos.

    Esta edição conta com cerca de 300 empresas participantes, das quais 20% são internacionais, de países como a Alemanha, Áustria, Brasil, China, Espanha, França, Itália e Suíça. O mercado espanhol é o mais expressivo, com um aumento de 58% face a 2023. De realçar que 46% das empresas participam pela primeira vez neste marketplace, quer nacionais quer internacionais.

    A Tektónica continua a afirmar-se como o principal evento do sector em Portugal, quer pela sua dimensão quer pelo nível das empresas presentes na feira, garantindo a presença dos líderes de mercado dentro dos diversos sectores em exposição, quer ainda pela sua transversalidade, onde toda a cadeia de valor do sector da construção está presente nesta feira, desde o projecto até à conclusão da obra. A Tektónica vai ocupar os Pavilhões 2 e 3 da Feira Internacional de Lisboa.

     

    Houve crescimento da presença internacional, apesar deste certame ter, sobretudo nas últimas edições um carácter mais nacional?  

    A Tektónica tem vindo a consolidar nas últimas edições, a sua dimensão internacional, quer na vertente das empresas expositoras quer na vertente dos compradores internacionais.  Este ano, o peso dos expositores internacionais vai continuar a crescer face à edição de 2023, com cerca de 20% da área total a ser ocupada por empresas internacionais. A dimensão internacional também se apresenta por via dos visitantes e dos compradores internacionais. Acompanhando esta tendência, a organização continua a apostar no convite a compradores internacionais qualificados, para manterem reuniões B2B, promovendo desta forma a internacionalização das empresas portuguesas e a abordagem a novos mercados.

     

    Temática da eficiência energética assume protagonismo

     

    Esta edição continua fiel aos moldes habituais? Que novidades irá apresentar?

    A edição de 2024 tem como objectivo consolidar a Tektónica junto do mercado nacional como o evento líder do sector, a par do caminho que vai desenvolvendo na vertente internacional. Em termos sectoriais, e dada a sua transversalidade, destacamos a Eficiência Energética como sendo a temática com maior projecção, quer em presenças físicas quer nos temas que vão ser abordados, resultado da preocupação de uma melhor e mais eficiente utilização de todos os recursos, fazendo com que este processo se aplique a todas os sectores. Sendo um sector emergente e transversal, a área de exposição dedicada será maior e onde a Inovação marcará a diferença, contribuindo para uma maior competitividade e produtividade das empresas com impacto directo no desenvolvimento de produtos, materiais e soluções que podem e vão alterar os padrões de qualidade, conforto e segurança na construção.

    A Tektónica vai, inclusivamente, apostar num programa de debates sobre esta temática dedicado à eficiência energética nas diferentes vertentes, designadamente energias renováveis, AVAC, iluminação, domótica e janelas e portas eficientes.

     

    Fale-me um pouco sobre as empresas que estarão presentes: qual a sua dimensão; que sectores estão mais representados?

    A Tektónica contará com a presença de cerca de 300 empresas, das quais 20% são internacionais. O mercado espanhol é o mais expressivo, com um aumento de 58% face a 2023, registando-se ainda a presença de empresas de países como a Alemanha, Áustria, Brasil, China, Espanha, França, Itália e Suíça,

    Como referi, 46% das empresas participam pela primeira vez neste marketplace, que o torna inequivocamente no evento de referência para as empresas, que contribui de forma decisiva para a colocação no mercado de novos produtos, serviços ou equipamentos e que determina a realização de novas oportunidades de negócios. O crescimento de novas participações acontece porque as empresas reconhecem o valor, acreditam no projecto e sabem o impacto que a sua participação irá ter nos seus negócios.

    Apesar da Tektónica ter crescido em praticamente todos os sectores, designadamente Banho e Cozinha, Equipamentos de Exterior, Pavimentos e Revestimentos e Materiais Máquinas e Equipamentos, é na Eficiência Energética que mais se nota esse crescimento, reflectindo as tendências emergentes de inovação e a aplicação de novas tecnologias associadas à sustentabilidade. Esta edição contará com a participação de vários líderes de mercado, de diversos segmentos da construção, como a Secil, Cimpor, Grupo Verdascas, Iberdrola, Porcelanosa, Rubicer, W7 Water Elegance, Ofamat, Catari, Derwo, Jular, Tosca, Mapei, Sait-Gobain, Topeca, Pinto&Cruz, Premaq, entre muitas outras.

     

    A digitalização e a resposta às exigências de maior sustentabilidade por parte do sector, está a revolucionar o sector da arquitectura, à engenharia, sem esquecer a construção, bem como as empresas de matérias de construção. De que forma esta nova realidade é assumida pela Tektónica?

    A Tektónica, ao longo das suas edições, tem sido activa na promoção de empresas e no desenvolvimento de iniciativas que visam destacar a inovação, a digitalização e a sustentabilidade, por parte do sector, nomeadamente na arquitectura, engenharia, construção e empresas de materiais de construção.

    Têm sido dados passos significativos no que diz respeito aos ‘padres’ de modernização, desde logo pelo crescente interesse demonstrado pela indústria da construção em Portugal nas questões ligadas à eficiência energética, à sustentabilidade, construção sustentável, incluindo materiais eco-friendly, técnicas de construção de baixo impacto ambiental e soluções de energia renovável. A Tektónica abraça este desafio desenvolvendo o Prémio Tektónica Inovação que visa premiar e destacar as empresas com produtos e serviços mais inovadores e sustentáveis do mercado da construção.

    Também se têm dado passos no sentido de aumentar os processos de digitalização na construção portuguesa e isso inclui o uso de software de gestão de projectos BIM (Building Information Modeling), que aliás, marcará presença uma vez mais na Tektónica, assim como outras ferramentas digitais para melhorar a eficiência, precisão e comunicação em projectos de construção. A Tektónica assume ainda o seu papel dinamizador, através da organização de um programa de conferências, workshops e eventos de networking, focados em temas como a digitalização, sustentabilidade e inovação na construção.

     

    Instabilidade política não afecta presenças na feira 

     

    Um dos grandes influenciadores do “ambiente” de negócios é o seu contexto político e económico. Depois de um “morno” 2023, o início de 2024 surge com instabilidade e a Tektónica realiza-se já com outro Governo. De que forma todo este contexto se reflecte na que será a expectativa das empresas que estarão presentes?

    A mudança de governo e a subsequente situação política e económica, são factores que terão, certamente, impacto nas expectativas das empresas, no futuro. Com a mudança de governo, as prioridades políticas e os investimentos em infraestrutura e construção podem mudar, o que leva as empresas a serem mais cautelosas nos seus investimentos ou a adiar algumas decisões. No entanto, não são factores que estejam a impactar a decisão de participação, nesta edição em particular.

     

    Em Fevereiro anunciaram a realização de um novo evento, a FILDECOR, coincidindo a sua realização com a Tektónica e com o Salão Imobiliário de Portugal. No entanto, este evento não se irá realizar. O que motivou o seu adiamento? 

    Apesar do entusiasmo dos designers de interiores pelo projecto, enfrentámos alguns desafios, especialmente relacionados com o tempo de preparação do evento, o que influenciou significativamente as decisões tardias dos profissionais. Perante o impasse e considerando a dinâmica dos mercados, observamos um crescimento acentuado tanto na Tektónica como no Salão Imobiliário, o que nos coloca diante de um cenário de escassez de espaço que nos retira a possibilidade de manter os padrões de excelência e qualidade estabelecidos para o FILDECOR. Deste modo entendemos adiar a sua realização e já estamos a planear o evento para 2025, no enquadramento inicialmente definido.

     

    Apresentação ao mercado, lançamento de novos produtos e soluções, palco de discussão das grandes questões do sector… qual o papel e contributo que é exigido a uma feira como a Tektónica?

    O mercado já reconhece a Tektónica como o ponto de encontro do sector, o marketplace onde se realizam os encontros de negócios entre os profissionais, onde se colocam em debate os temas mais actuais e onde, o visitante particular pode encontrar novos produtos e soluções para as suas necessidades, sejam de construção, renovação ou reabilitação.

    As grandes linhas da sustentabilidade, eficiência energética e inovação, são factores de diferenciação na indústria da construção e de elevada importância para uma maior competitividade e produtividade das empresas, pelo que continuarão a reflectir o posicionamento do evento nesta edição.

    O maior contributo da Tektónica é a abordagem multissectorial que a caracteriza e que lhe permite ser este ponto de encontro. O ponto de encontro de quem constrói o futuro!

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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