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    Ateliê à Lupa – Oco

    A partir de um conjunto de pessoas que se reunia “para fazer coisas”, nasceu o atelier Ôco. Sustentado pela ideia de uma matriz humana em que cada projecto passa por todos e por cada um, a arquitectura da Ôco caracteriza-se por uma pluralidade resultante de uma linguagem em que “cada um dá uma letra” Criatividade… Continue reading Ateliê à Lupa – Oco

    Ana Rita Sevilha
    Arquitectura

    Ateliê à Lupa – Oco

    A partir de um conjunto de pessoas que se reunia “para fazer coisas”, nasceu o atelier Ôco. Sustentado pela ideia de uma matriz humana em que cada projecto passa por todos e por cada um, a arquitectura da Ôco caracteriza-se por uma pluralidade resultante de uma linguagem em que “cada um dá uma letra” Criatividade… Continue reading Ateliê à Lupa – Oco

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    Ana Rita Sevilha
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    A partir de um conjunto de pessoas que se reunia “para fazer coisas”, nasceu o atelier Ôco. Sustentado pela ideia de uma matriz humana em que cada projecto passa por todos e por cada um, a arquitectura da Ôco caracteriza-se por uma pluralidade resultante de uma linguagem em que “cada um dá uma letra”

    Criatividade partilhada

    Como nasceu a Ôco?

    Ricardo Roque Martins (RRM): A empresa surgiu a partir de 2004 e começou como um conjunto de pessoas que se reunia para fazer coisas, era essencialmente um lugar. Contudo, a determinada altura achámos que fazia sentido, até porque começaram a aparecer mais coisas, tornar este conjunto oficial. Tínhamos a perfeita consciência da nossa pequenez e que tínhamos de ganhar experiência nas coisas mais pequenas, que também eram as que estavam mais ao nosso alcance, e a partir daí irmos crescendo, se as circunstâncias o permitissem. Trabalhávamos muito na base do contacto directo, e com alguma sorte e algum mérito em ter escolhido as abordagens mais correctas, proporcionou-se que três anos depois passássemos do cliente mais pequenino de todos, que é o cliente que fideliza pouco, para o cliente institucional e para as empresas. Neste momento não queríamos perder a matriz humana que deu origem à Ôco, porque antes de termos a presunção de ser uma empresa, funcionávamos como um conjunto de pessoas que se juntavam para trabalhar, e portanto, mesmo que às vezes seja difícil por questões de rentabilidade coser as coisas, realmente vale a pena tentar até ao limite.

    Como analisam os anos de actividade?

    RRM: De uma forma positiva. Tem havido de tempos a tempos uma grande expectativa de evolução, mas depois também se criam expectativas que originam dissabores. De uma forma geral, a pequena encomenda tem sido cada vez maior e melhor, tem evoluído e isso é bom, no entanto, também nos tem mostrado um mercado viciado e muitas vezes desanimador.

    Sentem que o facto de serem jovens tem sido uma dificuldade?

    RRM: Curiosamente o sermos jovens tem dado para o bem e para o mal. A verdade é que há pessoas que vêem ter connosco claramente porque somos novos, e outras acabam por nos substituir por empresas mais experientes. As pessoas tem a noção que somos mais arejados, temos uma arquitectura menos preconceituosa, e quem está interessado em inovar, como marcas que se querem lançar agora no mercado, procura esse abanão. No entanto, o lobby dos arquitectos mais velhos é muito forte e isso tem sido limitador.

    Existem características inerentes a todos os projectos?

    João Bucho (JB): Aqui isso não acontece porque cada um dá uma letra à linguagem, não existe um autor dentro do atelier, somos muitos e todos dizemos coisas. Somos todos participativos e todos iguais, e temos a mesma importância, por isso os projectos acabam por nunca ter uma linguagem marcada.

    RRM: Os nossos projectos têm critérios de exigência, e temos a noção que se todos partilharmos desses critérios a coisa fica melhor. A ideia de haver um mentor para cada projecto e depois haver um certo seguidismo pelas pessoas que cá estão, aqui não funciona, justamente por causa daquela matriz que falámos ao princípio. A ideia era a de pessoas que vinham para cá trabalhar, por isso, a figura do patrão e do empregado não existia.

    Existe algum arquitecto, alguma metodologia ou alguma situação que vos sirva de inspiração?

    RRM: Nós temos formações diferentes, eu sou formado na Faculdade de Arquitectura do Porto, onde a linguagem é branca, pura e muito higiénica, e o João para além de partilhar esse gosto, pinta e tem uma forma plástica de ver as coisas muito diferente da minha. Isso dá um grande conteúdo às nossas criações, essa pluralidade até agora tem resultado muito bem.

    Actuam no campo da arquitectura mas também no do design. Isso é uma estratégia de mercado ou uma necessidade criativa?

    JB: É por uma questão de gosto. E existe público para esse trabalho.

    RRM: Existe público que se deslumbra com isso, mas à partida ninguém chega cá à procura desse tipo de serviço, mas quando se oferece esse tipo de serviços, como o de fazer uma arquitectura com roupagem, que funciona aqui como um complemento da arquitectura, as pessoas deslumbram-se. Admito que essa seja uma forma a explorar num atelier de arquitectura porque convence o cliente. Por exemplo, no projecto do infantário do planaltinho vão ser colocadas ilustrações feitas por nós, essa é uma das intervenções fortes do João, praticamente não se intervém a preto e branco, aquela ideia dos cubos arrumados que depois se desarrumam no recreio, se não fossem cada um de sua cor não se percebia de onde tinham saído, ilustra a história que conta.

    A encomenda do atelier centra-se mais em que tipo de projectos?

    JB: Desde a casota do cão ao jazigo, passando por moradias, infantários e a recuperação do Centro Hindu. Não fazemos distinção pelo tamanho nem pelo valor da obra, um canil tem tanta importância como um colégio.

    Projectaram um jazigo. Como foi essa experiência?

    JB: O jazigo é um objecto de arquitectura muito difícil de fazer.

    RMR: O trabalho partiu de um cliente privado que queria um jazigo normal. Sendo uma coisa muito simples, é muito fácil que rapidamente se pareça com um quiosque, ou uma barraca de praia. Uma vez que a escala é muito pequena é muito fácil saltar-mos de significado, e essa foi a dificuldade. A ideia foi a de fazer duas portas grandes da parte da frente, que fossem toda a parte frontal do jazigo e que quando se abrissem se visse tudo para dentro. Queríamos passar uma ideia de esperança e conforto, e não as imagens de fim de linha, que nos pareciam ter menos poesia, no fundo foi isso que nos norteou no desenvolvimento do projecto.

    Têm entre mãos a reabilitação e conclusão do Centro Hindu. Que tipo de condicionantes e desafios encontraram no desenvolvimento deste projecto?

    RRM: O Centro Hindu foi construído parcialmente, e assim ficou durante dez anos. Quando surgiu essa possibilidade apresentámo-nos porque achámos que íamos gostar de realizar o trabalho, e principalmente porque nunca tínhamos feito nada do género, do ponto de vista da nossa realização enquanto arquitectos seria uma coisa extraordinária. Logo, entregámo-nos muito para que nos entregassem esse trabalho. A intervenção consiste na recuperação reabilitação e conclusão daquele espaço. Foi muito importante perceber a religiosidade dos hindus, a forma como vêem o mundo, e perceber a importância que dão àquele lugar em particular.

    ficha técnica

    Nome: Ôco – Ideias e Projectos de Arquitectura

    Morada: Rua Prof. Reinaldo dos Santos, 24 – 5D 1500-506 LISBOA

    Telefone: 21 778 09 15

    Fax: 21 778 07 43

    E-mail: oco@oco.pt

    Site: www.oco.pt

    Projectos: Conjunto de Reabilitação de 11 prédios, Lisboa (Alfama, Castelo e Mouraria), 2004-2005; Infantário Planaltinho, Lisboa, Outubro 2004; Restaurante AYA Bistrôt, Lisboa, Novembro 2005; Remodelação do Restaurante AYA, Lisboa, Fevereiro 2006; Tenda Chipmix, Junho 2006; Colégio Horizonte, Vila Nova de Gaia, Julho 2006; Campo de Jogos Planalto, Lisboa, Julho 2006; Conservação e Remodelação do Centro Hindu, Lisboa, Outubro 2006; Associação Recreativa 1º de Maio, Loures, Novembro 2006; Edifício Habitacional em Lisboa, Setembro 2006

    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    Ordem lança livro sobre os “50 anos de arquitectura no Portugal Democrático”

    ’50_25 Arquitectura em Democracia | OA’ foi produzido pelo Conselho Diretivo Nacional da OA e reúne os discursos de tomada de posse dos presidentes da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos

    A Ordem dos Arquitectos (OA) continua as suas comemorações sobre os 50 anos do 25 de Abril e os 25 anos da Ordem dos Arquitectos com o lançamento do livro ’50_25 Arquitectura em Democracia | OA’. Produzido pelo Conselho Diretivo Nacional (CDN) da OA, o livro reúne os discursos de tomada de posse dos presidentes da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos, homenageando aqueles que exerceram a presidência desta casa em democracia. A apresentação decorrerá na sede da OA, em Lisboa, esta quarta-feira, 8 de Maio, a partir das 18h30.

    Seguir-se-á uma ‘Conversa(s) em Democracia’, moderada pela responsável da edição e membro do CDN, Sofia Aleixo, com os presidentes da original Associação dos Arquitectos Portugueses (AAP) e da sequente Ordem dos Arquitectos que responderam a este convite: Francisco Silva Dias, Helena Roseta, José Manuel Pedreirinho, Gonçalo Byrne e o actual presidente Avelino Oliveira. Luísa Teotónio Pereira e Sara Quintanilha estarão em representação de Nuno Teotónio Pereira e de Olga Quintanilha.

    Participará também Francisco “Pitum” Keil do Amaral, que elaborou um cartoon expressamente para esta edição comemorativa do 25 de Abril e dos Arquitectos. Este cartoon está centrado no efémero tempo do programa estatal de construção de habitações SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local).

    Através discursos e notícias de tomada de posse dos presidentes em democracia poderá traçar-se o papel crucial da Arquitetura no Portugal democrático, a construção de habitação no tempo do SAAL, que permanecem, a entrada na então Comunidade Económica Europeia (CEE) e a modernização do País, em simultâneo com uma profissão crescente em número de arquitectos e valorização internacional, mas que respondeu a desafios, como os baixos honorários e a saída para o estrangeiro.

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    INE e LNEC debatem desafios da habitação em Portugal

    Iniciativa tem lugar esta quarta-feira, dia 8 de Maio, no Centro de Congresso do LNEC, tendo como base o estudo “O Parque Habitacional: Análise e Evolução – 2011-2021”

    Actualmente, o sector da habitação enfrenta uma série de desafios, destacando-se o aumento dos preços, o acesso à habitação, a situação do mercado de arrendamento habitacional, a insuficiência da oferta habitacional para atender à procura e a existência de ritmos assimétricos na reabilitação de edifícios em diferentes territórios. Perante estes desafios, a política de habitação e de reabilitação tem vindo a ganhar uma maior centralidade no debate público.

    Neste sentido, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) promovem, esta quarta-feira, dia 8 de Maio, um seminário sobre ‘Os desafios da habitação e da reabilitação’, com o objectivo de proporcionar uma oportunidade para uma análise fundamentada das características do parque habitacional em Portugal. A iniciativa, que terá lugar entre as 9 e as 13 horas no Centro de Congressos do LNEC, que tem por base o estudo “O Parque Habitacional: Análise e Evolução – 2011-2021”, dos Censos de 2021.

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    Focus Group desenha novo parque de estacionamento de Entrecampos

    Com um investimento de 16 M€, o edifício tem três núcleos verticais de acesso pedonal pelo jardim, entrada e saída de veículos pelo Piso 0 e é composto por cinco pisos enterrados com capacidade total de 586 lugares de estacionamento

    O parque de estacionamento subterrâneo do loteamento de Entrecampos, um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, encontra-se em fase avançada de construção, numa obra a cargo do Grupo Casais. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinhou esta terça-feira, dia 7 de Maio, na apresentação do projecto que “este não se destina apenas aos moradores mas a todos aqueles que o queiram utilizar e assim tirar mais carros do centro da cidade”

    Com projecto do Focus Group, que venceu o concurso público promovido pela Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, o novo  parque de estacionamento conta com 18.920 metros quadrados (m2) de área de construção e terá uma cobertura “verde” destinada um jardim que servirá como elo entre os edifícios que integram o loteamento.

    Segundo o Focus Group, “pretendeu-se apresentar uma solução para o estacionamento público desta zona de modo a servir as necessidades dos serviços, comércio e habitações locais existentes e previstas”, para além da sua proximidade a vários polos da Universidade de Lisboa.

    O edifício tem três núcleos verticais de acesso pedonal pelo jardim, entrada e saída de veículos pelo Piso 0 e é composto por cinco pisos enterrados com capacidade total de 586 lugares de estacionamento.

    O jardim previsto para o Loteamento das Forças Armadas ocupa no seu total uma área de cerca de 10 mil m2, distribuídos, de forma mais ou menos equitativa, entre a cobertura do parque de estacionamento e o espaço, a nascente, entre este e os edifícios de Habitação de Renda Acessível (PRA).

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    Imobiliário português com desempenho estável no 1º trimestre do ano

    De acordo com o estudo da JLL os escritórios foram a excepção à tendência transversal de estabilização, com níveis de ocupação em forte aceleração. Volume de investimento e desempenho de habitação, hotelaria e retalho sustentam padrões do ano passado

    No 1º trimestre de 2024, o mercado imobiliário português teve um desempenho idêntico ao do mesmo período de 2023 na generalidade dos sectores, conclui a JLL no seu mais recente estudo trimestral Market Pulse. Esta tendência observou- se quer no mercado de investimento comercial quer nos segmentos transaccionais de habitação, hotelaria, retalho e logística. A excepção foi o sector de escritórios, onde a actividade cresceu consideravelmente face ao ano anterior. De destacar ainda que, em parte dos sectores analisados, a escassez de oferta disponível para ocupação imediata continua a criar condições para o crescimento de preços e rendas, mesmo num cenário de procura menos expansiva.

    “Já se esperava um início de ano com actividade moderada. Este é sempre um período de maior expectativa em relação à evolução da economia, especialmente devido à inflação e às subidas das taxas de juro. A realização das eleições contribuiu para aumentar a incerteza que naturalmente já predomina no arranque do ano, levando a que os agentes económicos se mostrassem mais cautelosos nas suas decisões de investimento. A resposta do mercado a um maior nível de incerteza foi a de “esperar para ver”, quer no mercado comercial quer no residencial”, explica Joana Fonseca, Head of Strategic Consultancy & Research da JLL.

    No 1º trimestre deste ano, foram investidos 260 milhões de euros em imobiliário comercial, pouco diferindo quer do mesmo período do ano passado (-5%) quer da média dos últimos três anos (+6%). No sector hoteleiro, o número de hóspedes e dormidas nos dois primeiros meses do ano apresentam ligeiras melhorias face a 2023 (5% e 3%, respectivamente), bem como os níveis de ocupação, que atingiram 60% em Lisboa e 53% no Porto no 1º trimestre, em ambos os casos mais dois pontos percentuais que no 1º trimestre de 2023. Na habitação, a JLL estima que a procura neste trimestre seja ainda ligeiramente inferior à do trimestre homólogo, contudo, a tendência mais recente é de estabilização nos níveis de transacção, destacando-se ainda uma boa dinâmica das vendas em planta para projectos diferenciados e também a manutenção de actividade entre os compradores internacionais. No retalho, as vendas também sinalizam uma variação residual da ordem de 0,5%, destacando-se a estabilidade operacional dos diferentes formatos de imobiliário de retalho.

    O segmento de escritórios destaca-se dos restantes pela positiva, registando uma recuperação assinalável face ao ano anterior, com take-up a mais que duplicar quer em Lisboa quer no Porto, com 73.700 m2 e 18.000 m2 tomados, respectivamente. De assinalar ainda o comportamento do imobiliário industrial e logístico, no qual a ocupação apresenta uma quebra homóloga de 20%, embora em resultado da falta de oferta para absorver, já que as rendas continuaram a subir.

    De acordo com Joana Fonseca, “a escassez de imóveis disponíveis e adequados aos requisitos da procura continua a influenciar o comportamento do mercado nos mais diversos segmentos. Por isso, apesar de um natural abrandamento da procura do último ano, não se assiste a ajustamentos em baixa de preços e rendas registando-se mesmo subidas de valor em alguns segmentos. Isso é especialmente visível na habitação, na logística e na hotelaria, enquanto sectores como os escritórios e o retalho sustentam as suas rendas prime em níveis bastante robustos”.

    Na hotelaria, as diárias médias estão em níveis máximos para este período do ano em Lisboa (139€) e Porto (99€), com impacto nos RevPAR, que atingiram, 83€ e 52€, respectivamente. Na habitação, sem prejuízo de no acumulado do ano passado haver uma quebra de quase 19% nas vendas, os preços a nível nacional mantêm uma trajectória de subida, que mesmo mais lenta, continua a atingir cerca de 8% (dados INE). No 1º trimestre, os preços devem manter esta tendência, quer devido ao desencontro entre procura e oferta quer pela persistência do aumento de custos de construção. Na logística, observou-se uma subida das rendas prime em boa parte das zonas das regiões de Lisboa e Porto, dando continuidade ao comportamento dos últimos trimestres. No retalho, a nota é de estabilização das rendas nos diferentes formatos, com a excepção do comércio de rua do Porto, onde a tendência é de aumento, especialmente na Avenida dos Aliados, que atingiu os 55€/m2. As rendas prime dos escritórios mantiveram-se, em geral, estáveis, ficando em 28€/m2 em Lisboa (Prime CBD) e em 19€/m2 no Porto (CBD Boavista).

    “Volvido o 1º trimestre, o mercado voltou a provar a sua resiliência em situações de maior incerteza ou adversidade. E, agora, que já temos novo Governo em funções, com anúncio da rectificação de muitas medidas especialmente penalizadoras para o sector em que se antecipa um desagravamento nas condições de acesso ao crédito e o controlo dos níveis de inflação, a perspectiva é que o ano de 2024 vá progressivamente recuperando a dinâmica da procura nos diversos sectores, mantendo o consequente estímulo de valorização”, nota Joana Fonseca.

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    Empresas preocupadas com a escassez de mão-de-obra qualificada

    A atracção e retenção de talento é um dos principais desafios identificados pelas. Segundo o mais recente ”Barómetro” do Kaizen Institute Consulting Group, cerca de 66% dos gestores inquiridos já sentiu escassez de mão de obra qualificada para recrutamento nas suas empresas, dado o aumento do número de jovens licenciados que optam por emigrar. A edição de Abril tem por base as respostas de mais de 220 gestores de médias e grandes empresas que actuam no mercado português e que no seu conjunto representam mais de 35% do PIB nacional

    Estamos inseridos num mundo desafiador que ficou marcado por crises como a pandemia global, que impactou a economia e gerou questões de segurança sanitária e volatilidade dos mercados. As empresas têm vindo a lidar com desafios interligados, incluindo a transição para uma economia verde e outras pressões sociais como desigualdades e equidade de género. A tudo isto acresce a urgência da crise climática que tem vindo a solicitar respostas rápidas, enquanto a digitalização e a inovação constantes são cruciais para a competitividade empresarial neste cenário de transformação acelerada. Apesar deste cenário dinâmico, a confiança dos gestores na economia nacional parece estar a melhorar desde a última edição tendo registado uma subida para 12,19 face à última edição realizada em Outubro de 2023 (10,62).

    Nos diferentes constrangimentos aos quais as empresas têm sido sujeitas, as guerras e tensões geopolíticas ganham a corrida das maiores ameaças para a economia nacional de acordo com 86% dos inquiridos. Além disso, a atracção e retenção de talento (78%) e a transformação tecnológica (57%) são os principais desafios que as empresas assumem que enfrentarão a curto-médio prazo. Ainda no contexto do tema do talento, 66% dos empresários reconhecem já ter enfrentado escassez de mão de obra qualificada devido à emigração de jovens licenciados.

    Neste Barómetro, foram também abordados temas relacionados com o contexto económico e político nacional. De acordo com a perspectiva de 63% dos gestores, o ano de 2024 será igual ou melhor que o anterior. Contudo, 78% dos inquiridos parecem concordar com as previsões do Banco de Portugal, acreditando que a economia nacional crescerá 2%.
    No âmbito político e tendo em conta os mais recentes resultados eleitorais, uma das medidas propostas pela AD incidiu na redução do IRC. Quando questionados sobre qual a melhor forma de utilizar este valor nas suas empresas, 61% dos inquiridos afirma que investiria em equipamentos ou tecnologia enquanto 34% optaria por aumentar salários. Relativamente às reformas estruturais mais prioritárias em Portugal, a Justiça e a Administração Pública, recolhem o consenso com 82% e 62% dos votos, respectivamente.

    No que diz respeito ao Plano de Recuperação e Resiliência e apesar da sua importância para impulsionar a recuperação económica e promover a resiliência do país, metade dos inquiridos confirma que não está a fazer investimentos no âmbito do PRR.

    O foco na Sustentabilidade e a Revolução Digital
    A transformação digital tem sido, nas últimas décadas, o mote das empresas. Contudo, este conceito e as suas diferentes aplicações podem variar dependendo do sector. A única constante é que a transformação digital visa beneficiar de ferramentas tecnológicas para melhorar ou criar novos processos, que proporcionem operações mais eficientes, melhores experiências ao cliente e serviços mais eficientes. Num ambiente global competitivo, não acompanhar a transformação pode significar a perda de oportunidades de negócio para a concorrência. Ainda assim, mais de metade dos inquiridos (53%) admite que as suas organizações ainda estão nas fases iniciais de exploração do potencial das tecnologias de IA. Por outro lado, apenas 7% afirma que as tecnologias de IA estão já integradas nos processos e operações core das suas organizações.

    No âmbito da sustentabilidade, que adquire uma relevância fundamental nas operações empresariais, 66% dos empresários reconhecem que é essencial concentrar esforços na promoção da eficiência energética e na adopção de fontes de energia renovável. Esta priorização reflecte um compromisso robusto com a redução da pegada de carbono e a transição para um paradigma energético mais sustentável.

    Para cumprir e garantir a continuidade da trajectória de crescimento em 2024, os inquiridos afirmam que as suas maiores apostas serão no aumento de produtividade (72%), melhoria da força de vendas e da customer journey (48%) e, por fim, na Tecnologia e Inteligência Artificial (45%).

    Os resultados apresentados ressoam com a necessidade contínua de melhoria dos processos e eficácia operacional, dois eixos cruciais para manter a competitividade num mercado dinâmico.

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    Edifício Báltico

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    Edifício Báltico com 14 mil m2 para arrendamento no Parque das Nações

    O edifício, propriedade de um fundo de investimento alemão, totaliza uma área de aproximadamente 15.000m² e encontra-se com disponibilidade imediata de arrendamento. A Cushman & Wakefield está responsável pela sua comercialização em regime de exclusividade

    A Cushman & Wakefield (C&W) foi a empresa seleccionada para a comercialização do edifício Báltico, situado no Parque das Nações, em Lisboa. O edifício, propriedade de um fundo de investimento alemão, totaliza uma área de aproximadamente 15.000m² e encontra-se com disponibilidade imediata de arrendamento. A Cushman & Wakefield está responsável pela sua comercialização em regime de exclusividade.

    Localizado no nº 13 da Avenida João II, junto ao Tejo e perto da Gare do Oriente, o edifício Báltico é composto por 13 pisos acima do solo, tendo ainda a componente de retalho que se desenvolve ao nível do piso térreo. O edifício de escritórios tem capacidade para cerca de 1600 pessoas, contando ainda com perto de 400 lugares de estacionamento. Neste momento, estão disponíveis para arrendamento mais de 14.000m².

    “Com o enquadramento urbano e paisagístico do Parque das nações, o edifício Báltico é um espaço modular que confere flexibilidade e eficiência na organização do espaço dos seus ocupantes. O traço arquitectónico do arquitecto Frederico Valsassina oferece ao edifício as linhas que permitem uma imagem corporativa forte”, refere Cristina Cadima, consultora na Cushman & Wakefield.

    Recorde-se que o edifício Báltico foi construído em 2010 pela Mota-Engil, tendo sido adquirido em 2013 por um fundo de investimento alemão.

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    Rendas das casas em Lisboa estabilizam após dois trimestre de descida

     No 1º trimestre de 2024, as rendas dos novos contratos de arrendamento residencial em Lisboa apresentaram uma variação de 0,4% em relação ao trimestre antecedente, de acordo com o Índice de Rendas Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário

    Esta estabilização sucede a dois trimestres de descida de rendas e mantém o mercado no registo de contenção que observa desde meados do ano passado.

    Recorde-se que as rendas em Lisboa começaram a recuperar das perdas registadas durante a pandemia na segunda metade de 2021, observando, a partir daí, aumentos que chegaram a atingir os 10% e que se posicionaram quase sempre acima dos 4.0%. Contudo, em face a estes níveis de crescimento, que levaram as rendas a aumentar 30% no espaço de um ano, naturalmente, os novos contratos tenderam a travar os incrementos. Assim, no 3º trimestre do ano passado, as rendas dos novos arrendamentos desceram pela primeira vez em dois anos, com uma variação trimestral de -0,5%, e o 4º trimestre não só confirmou a tendência de descida como a tornou mais vigorosa, com os contratos realizados nesse período a registarem rendas 2,2% inferiores aos do trimestre prévio.

    A estabilização agora registada (+0,4%) vem consolidar esta tendência de arrefecimento, a qual é especialmente visível na taxa de variação homóloga. No 1º trimestre de 2024, as rendas dos novos contratos apresentavam um aumento de 3,1% face ao mesmo período de 2023. Esta taxa compara com a de 8,7% registada apenas um trimestre antes e com a 28,9% registada há um ano.

    No Porto, as rendas dos novos contratos registaram igualmente uma variação trimestral de 0,4% no 1º trimestre de 2024, consolidando o ciclo de perda de intensidade observado ao longo do último ano. Desde o início de 2023 que as rendas praticadas nos novos contratos no Porto têm vindo a subir a um ritmo mais lento a cada novo trimestre, com subidas que passaram da ordem dos 3,0% a 4,0% nos três primeiros trimestres, para 0,9% no 4º trimestre do ano, com nova desaceleração para 0,4% neste 1º trimestre de 2024, daí resultando uma compressão de quase 18 pontos percentuais na taxa de variação homóloga. Concretamente, se no 1º trimestre de 2023 as rendas acumulavam um aumento anual de 27,1%, no 1º trimestre deste ano, esse indicador recuou para apenas 9,5%.

    No 1º trimestre de 2024, a renda média contratada em Lisboa foi de €18,8/m2 e no Porto foi de 14,5€/m2, de acordo com os dados do SIR-Arrendamento.

     

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    Lisboa recebe primeiro congresso internacional da Exp Realty

    Com o objectivo de “debater o futuro e as tendências” do sector imobiliário internacional, o eXpcon International decorre de 4 a 6 de Junho no Hotel InterContinental Lisbon, em Lisboa, e é destinado a todos os agentes imobiliários em Portugal

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    A eXp Realty, empresa norte-americana de mediação imobiliária, escolheu a cidade de Lisboa para ser a anfitriã do primeiro congresso internacional de mediação imobiliária. A eXpcon International, que tem como objectivo “debater o futuro e as tendências” do sector imobiliário internacional, decorre de 4 a 6 de Junho no Hotel InterContinental Lisbon, em Lisboa, e é destinado a todos os agentes imobiliários em Portugal.

    O congresso vai contar com diversas talks e painéis de discussão para abordar várias temáticas relevantes para profissionais do sector, desde as mais recentes tecnologias de inteligência artificial até às tendências de mercado nacional e internacional e melhores práticas em mediação imobiliária.

    Além da presença de especialistas nacionais e internacionais para os momentos de painel de debate, a eXpcon International vai contar com a presença dos líderes internacionais da eXp Realty, incluindo o seu fundador, Chairman e CEO da eXp World Holdings, “empresa mãe” da empresa global de mediação imobiliária da qual faz parte a eXpRealty, Glenn Sanford, Leo Pareja, actual CEO da eXp Realty e Michael Valdes, chief growth officer.

    “Este será um evento transformador para agentes imobiliários de todo o mundo, que vão ter a oportunidade de se conectar com profissionais com mentalidades semelhantes, obter insights valiosos e adquirir ferramentas necessárias para se destacar na indústria dinâmica do mercado imobiliário”, diz Michael Valdes, chief growth officer da eXp Realty.

    Já Guilherme Grossman, managing broker da eXp Realty em Portugal, revela-se “entusiasmado” por Portugal vir a receber agentes imobiliários de várias partes do mundo num ambiente de “colaboração, aprendizagem e networking”.

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    Savills coloca CTT no Benavente Logistic Park

    A ocupar uma área de aproximadamente 29.500 m2, esta é a primeira operação no complexo logístico, que se pretende afirmar como um “novo destino prime” para operações logísticas de dimensão

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    A Savills, através do seu departamento de Industrial & Logística, colocou os CTT no Benavente Logistic Park, concretizando assim a primeira operação de ocupação do mais recente complexo logístico localizado na zona da Grande Lisboa.

    A empresa portuguesa distribuição de correio, serviços postais e logística, irá ocupar uma área de aproximadamente 29.500 metros quadrados (m2) deste parque logístico promovido pela Invesco Real Estate e pela Magna General Contractors, que dispõe de um total de 90.717 m2.

    Construído para responder às necessidades dos operadores, o Benavente Logistic Park apresenta as mais “modernas” especificações logísticas ao mesmo tempo que beneficia de uma “acessibilidade ímpar”, próximo da A10 e com ligações às principais autoestradas do País, e pretende afirmar-se como um “novo destino prime” para operações logísticas de dimensão.

    O Benavente Logistic Park posiciona-se na vanguarda em matéria de ESG, ao apresentar a certificação BREEAM, target “Excellent”, o que lhe garantirá a máxima performance ao nível ambiental. 

    “Colocar uma empresa de grande prestígio num activo de referência do mercado nacional como o Benavente Logistic Park, é assessorar o match perfeito. Os CTT, com um crescimento contínuo das suas necessidades operacionais e novas áreas de negócio, necessitavam de um espaço que permitisse levar a cabo a sua actividade de cariz nacional, com uma localização estratégica”, afirma Luís Rocha, I&L senior consultant da Savills.

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    Élou com mais 130 apartamentos em comercialização

    Os apartamentos deste condomínio fechado estão distribuídos por 17 edifícios, oferecem tipologias T1 a T5, áreas de construção privativa (incluindo áreas exteriores) entre os 85 e os 238 metros quadrados (m2), e varandas e terraços até 137 m2

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    A promotora imobiliária Solyd Property Developers iniciou a comercialização dos últimos 130 novos apartamentos, de um total de 266 do projecto Élou, localizado em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures. A comercialização está a cargo da ERA, Castelhana e Porta da Frente.

    Uma aposta que vem “reforçar” a contribuição da Solyd para “uma maior oferta de habitação nova para as famílias portuguesas” a poucos minutos da capital, destaca a empresa.

    Os restantes apartamentos, agora em comercialização, deste condomínio fechado estão distribuídos por 17 edifícios, oferecem tipologias T1 a T5, áreas de construção privativa (incluindo áreas exteriores) entre os 85 e os 238 metros quadrados (m2), e varandas e terraços até 137 m2.

    Desenvolvido e desenhado pela equipa de arquitectura e projecto da Solyd, liderada pela arquitecta Cristina Rocheta, o Élou conta com apartamentos dotados de “áreas amplas, excelentes acabamentos, generosas janelas e varandas”. O empreendimento inclui, ainda, um amplo jardim privativo com cerca de quatro mil m2, piscina exterior, ginásios, kids club, salas multiusos, átrios decorados e estacionamentos privativos.

    À semelhança de todos os projectos desenvolvidos pela SOLYD, o Élou tem na diminuição do impacto ambiental uma prioridade. Neste sentido, “cada escolha respeita o equilíbrio do planeta, promovendo a eficiência energética e optando por materiais sustentáveis e recicláveis”, reforçam.

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