Compras online com cartão: o que vai mudar em 2021?
As compras através de e-commerce têm crescido a uma velocidade nunca antes vista. Cada vez mais consumidores europeus optam por esta forma de aquisição de bens e serviços, mas a partir de dia 1 de janeiro do próximo ano algumas coisas vão mudar na forma como efetuamos os pagamentos online com cartão (débito ou crédito).… Continue reading Compras online com cartão: o que vai mudar em 2021?
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As compras através de e-commerce têm crescido a uma velocidade nunca antes vista. Cada vez mais consumidores europeus optam por esta forma de aquisição de bens e serviços, mas a partir de dia 1 de janeiro do próximo ano algumas coisas vão mudar na forma como efetuamos os pagamentos online com cartão (débito ou crédito).
À semelhança do que já acontece com o homebanking, os bancos/prestadores de serviços de pagamento vão passar a solicitar autenticação forte aos seus clientes, sempre que estes realizam compras online com cartão. Esta “autenticação forte” passará, na prática, pela necessidade dos consumidores recorrerem a outros elementos de segurança como, por exemplo, uma password, uma impressão digital (se usar o smartphone ou o tablet) ou um código enviado por SMS para confirmarem um pagamento.
Em especifico, os bancos/prestadores de serviços irão passar a solicitar ao consumidor dois ou mais elementos pertencentes às categorias de “conhecimento” (password), de “posse” (código enviado por SMS para o telemóvel, provando, desta forma, a posse do dispositivo), e de “inerência” (impressão digital, por exemplo).
A escolha dos elementos requeridos fica a cargo das entidades providenciam o serviço de pagamento, mas estes terão que, necessariamente, pertencer a duas das três categorias acima elencadas.
Mesmo que tenha apenas uma conta cartão (e não uma conta à ordem), como acontece com alguns cartões de crédito, deve atualizar o contacto associado. Se não o fizer, corre o risco de, após a implementação desta tecnologia, não conseguir fazer pagamentos eletrónicos com o cartão por não receber o referido código por SMS.
De fora desta nova medida a entrar em vigor no próximo ano estão, a título condicional, os pagamentos entre contas detidas pelo mesmo titular, pagamento de tarifas de transporte e estacionamento através de terminais automáticos, operações recorrentes e processos e protocolos de pagamentos seguros para empresas (como o caso de cartões de refeição).
Negócios online mais seguros passam pela adoção de meios de pagamento certificados
Como referimos no início deste artigo, assiste-se a uma migração em massa dos consumidores para o comércio eletrónico que, de forma análoga, faz disparar o número de queixas relativas a fraudes. De modo a evitar as mais de 9 mil queixas recebidas pelo Portal da Queixa entre janeiro e julho deste ano relativas ao comércio eletrónico, e mesmo que os dados do cartão já estejam comprometidos, com a autenticação forte a compra não poderá ser paga.
A autenticação forte ajuda a que se gere um ecossistema de pagamentos online mais saudável e livre de fraudes, mas não é a única ferramenta ao dispor dos negócios digitais. A segurança nos pagamentos começa a montante com a adoção, por parte das plataformas de e-commerce, de meios de pagamento certificados.
É neste campo que, desde há vários anos, a REDUNIQ tem estado a trabalhar. Esta marca especialista em meios de pagamento antecipou-se à entrada em vigor desta nova diretiva e tem vindo a desenvolver diversas soluções de pagamento para os negócios que operam no setor das vendas online.
A mais recente das soluções REDUNIQ no âmbito dos pagamentos online é o Pagamento de Serviços, uma solução de aceitação de pagamentos por Referência Multibanco e MB Way, de forma imediata, podendo receber encomendas e pagamentos à distância com toda a facilidade e segurança. Se já tem um negócio online, pode acrescentar esta forma de pagamento diretamente no seu site. No caso de o comerciante não possuir site, pode aceder a esta solução de pagamento através de um simples acesso à plataforma da REDUNIQ, sem necessidade de integração com um site.
As opções de meios de pagamento certificados e em completo alinhamento com a nova diretiva europeia que entrará em vigor em 2021 não se esgota aqui. Para além do serviço de pagamento por referência MB (o preferido da maioria dos portugueses), a REDUNIQ disponibiliza o @Payments. Esta solução permite pagamentos à distância por e-mail, SMS ou WhatsApp, com cartões Visa e Mastercard, , sem necessidade de ter um site ou de integração com a loja online do comerciante.
Esta solução disponibiliza uma plataforma onde o comerciante cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp. O consumidor recebe o link, clica, e vai para uma página segura REDUNIQ, que garante que o comerciante não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.
De forma análoga, sites de vendas à distância que necessitem de aceitar pagamentos em cartão das marcas Visa, Mastercard, MB e American Express, pagar com MB Way e por referência MB, podem fazê-lo através do módulo REDUNIQ E-Commerce que permite que todo o processo de pagamento se realize por intermédio de um único interface.
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