Aposta na inovação é fulcral para obtenção de pavimentos rodoviários sustentáveis
O sector dos betumes de pavimentação rodoviária deverá apostar na inovação a fim de obter misturas betuminosas sustentáveis. Esta foi uma das principais conclusões da quarta edição das Jornadas de Betumes, dedicadas ao tema “Tecnologia e Sustentabilidade”. Este evento, organizado pela Cepsa Portuguesa, em parceria com o Centro Rodoviário Português, no passado dia 9 de… Continue reading Aposta na inovação é fulcral para obtenção de pavimentos rodoviários sustentáveis
Pedro Cristino
Hydro produz primeiro lote de alumínio reciclado com pegada de carbono quase nula
Worx assessora duas novas colocações na Quinta da Fonte
Investimento de 7,5M€ para novo museu em Albergaria
Antigo Seminário da Encarnação na Madeira reabilitado por 15M€
‘Alpi’ de Armin Linke introduz os grandes temas da Trienal 2025
ALMA development anuncia arranque do Essence no Porto
Mota-Engil apresenta Declaração de Sustentabilidade
The Property Handbook destaca investimento na Hotelaria e Retalho
Grupo Navarra apresenta Sistema Minimalista N25500
Fundo Príncipe Real vende edifício na Avenida da Liberdade
O sector dos betumes de pavimentação rodoviária deverá apostar na inovação a fim de obter misturas betuminosas sustentáveis.
Esta foi uma das principais conclusões da quarta edição das Jornadas de Betumes, dedicadas ao tema “Tecnologia e Sustentabilidade”. Este evento, organizado pela Cepsa Portuguesa, em parceria com o Centro Rodoviário Português, no passado dia 9 de Abril, teve em vista o debate e apresentação de “alguns dos desenvolvimentos tecnológicos promovidos na área dos ligantes betuminosos, ilustrar estudos-pilotos de novas tecnologias realizados em Portugal, bem como analisar as novas aplicações de betume e emulsões com um menor impacto ambiental”.
Esta edição ficou marcada pela participação de Carlos Matias Ramos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, José Serrano Gordo, vice-presidente da Estadas de Portugal e de Carlos Pina, presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre outros.
Segundo o comunicado de imprensa da Cepsa, estiveram em discussão diversas temáticas no campo da investigação de novos materiais, como o desempenho de misturas betuminosas temperadas (semiquente), a reflexão de fendas na reabilitação de pavimentos rodoviários ou os nanomateriais.
Sobre este tema, os responsáveis da Cepsa, Ignacio Pérez Barreno, Teresa Carvalho e Vicente Pérez Mena, explicaram algumas das inovações que a empresa tem desenvolvido no âmbito dos ligantes modificados, das emulsões betuminosas e na impermeabilização de tabuleiros de pontes.
No que concerne à conservação de estradas, especialistas da Estradas de Portugal, da Brisa, da Norvia e da CaeMB abordaram a importância de “projectar, construir, operar e manter estradas que respeitem os princípios ecológicos, sejam eficientes no uso da energia, dos materiais e, igualmente, económica e socialmente sustentáveis”.
Por sua vez, a Tecnovia deu a conhecer soluções adoptadas de micro-aglomerados a frio na auto-estrada A8, enquanto a Mota-Engil explicou a sua experiência sobre o desempenho de betumes modificados Cepsa com polímeros na A6.
Matías Pérez Alejo, administrador-delegado da Cepsa ortuguesa, explicou que foi a comercialização de betumes que deu origem à actividade do grupo em Portugal, quando “milhares de quilómetros de estradas foram asfaltados” com os betumes tradicionais e modificados da marca.
“Tecnicamente, fomos adaptando os nossos produtos para cumprir e ultrapassar os requisitos mais exigentes”, explicou o responsável, para quem esta capacidade “para evoluir tem estado presente em toda a nossa actividade empresarial”.